quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PEMP - Pré-Ensino Médio Popular - Inscrições abertas




Inscrições: dias 02 e 03; 16, 17 e 18/03, das 10 às 14h no IFHEP e até o dia 17/03 pelo site: www.ifhep.org

CARTA DE APRESENTAÇÃO DO PEMP

QUEM SOMOS

O projeto PEMP - Pré-ensino Médio Popular é um curso preparatório para os exames de ingresso às escolas públicas de Ensino Técnico ou Regular tais como CTUR, FAETEC, CEFET, CEFETEQ, Pedro II, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, CAp UFRJ, entre outros. O PEMP destina-se aos alunos e alunas que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do Rio de Janeiro.
O curso oferece disciplinas básicas que visam o ingresso dos(as) educandos(as) nas escolas supracitadas, tais como Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Oferece também a disciplina Cultura e Cidadania que tem por objetivo a formação cidadã dos educandos e educandas, e o Momento Interdisciplinar que consiste em uma aula que pretende demonstrar como os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula são, necessariamente, integrados uns aos outros e como estão inseridos na realidade dos(as) educando(as).
As aulas deste projeto são pensadas, invariavelmente, a partir dos preceitos da Educação Popular que visa promover uma educação libertária, desmistificadora e conscientizadora do papel social de cada indivíduo.



NOSSA HISTÓRIA

O curso PEMP teve início no ano de 2006, funcionando no CAMPO – Centro de Apoio ao Movimento Popular localizado em Campo Grande. Nos três seguintes anos funcionou na FEUC – Fundação Educacional Unificada Campograndense. A partir do ano de 2010 o curso tem seu espaço estabelecido no IFHEP – Instituto de Formação Humana e Educação Popular, localizado também em Campo Grande.



OBJETIVOS GERAIS

O curso PEMP tem dois objetivos fundamentais: aprovar os(as) educandos(as) nos exames de ingresso das Escolas Públicas de Ensino Regular e Técnico, e contribuir para a formação humana dos(as) mesmos(as).
Constatando a crescente desigualdade social existente em nosso país, claramente presente na educação, percebemos a necessidade de criar uma alternativa para que jovens de baixa renda tenham uma preparação auxiliar que ajude na formação escolar e humana. Entendemos que o ingresso de educandos(as) oriundos(as) das classes populares nestas escolas, é fundamental e necessário porque somente tais escolas possuem um ensino gratuito de qualidade. Assim, visamos também, a longo prazo, o ingresso destes mesmos(as) educandos(as) nas Universidades Públicas.
A formação humana dos(as) educandos(as) consiste no desenvolvimento de uma consciência crítica ante a realidade desigual na qual estamos inseridos; na valorização das escolas como um espaço de construção do conhecimento como base de questionamentos; no incentivo a reflexões que permitam que os(as) educandos(as) reconheçam a importância de sua participação como agentes na transformação da realidade em que estão inseridos; na promoção de uma cultura de paz que vise à valorização do ser humano e no estímulo à construção de uma ética diferenciada que não admita espaços para desigualdades sociais, preconceitos religiosos, raciais, sexuais, culturais, etc.



METODOLOGIA

• Aulas expositivas que relacionam o conteúdo das disciplinas básicas com o cotidiano dos(as) educandos(as);
• Debates e dinâmicas com incentivo a reflexão;
• Utilização de ferramentas estéticas – músicas, vídeos, imagens, etc.;
• Utilização de exercícios presentes nos exames anteriores de acesso as escolas públicas de Ensino Regular e Técnico.



HORÁRIO E LOCAL

O curso PEMP acontece aos sábados, de 9h às 16h, (com intervalo para lanche de 12h às 13h) no IFHEP que localiza-se na rua Henri Dunant, nº156, Vila São João – Campo Grande, Rio de Janeiro.



CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

• Em torno de 40 jovens.



RECURSOS

Dispomos de sala de aula e recursos multimídia.



COMPOSIÇÃO

O PEMP é composto por educadores(as) e coordenadores(as) oriundos de pré-vestibulares populares, graduandos(as) de universidades públicas ou privadas e pessoas vindas de outros espaços de valorização à vida. Todos(as) trabalham voluntariamente recebendo apenas o necessário para deslocar-se até o espaço.



DURAÇÃO

Março à Dezembro.



MENSALIDADE

Necessitamos de uma contribuição mensal no valor de R$ 20,00, unicamente para ser possível a manutenção do projeto, visto que este não almeja lucros financeiros. Invariavelmente oferecemos bolsas (totais ou parciais) àqueles(as) que não possuem condições de custear este valor.



PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é composto por inscrição, entrevista sócio-econômica e dinâmica.



CONTATO

Site: www.ifhep.org
E-mail: contato@ifhep.org
Telefone: (21) 3405-6679.

Um comentário:

  1. As inscrições para o PEMP foram prorrogadas para os dia 16, 17 e 18 de março.

    ResponderExcluir